O processo de destilação é a tecnologia de separação mais utilizada. A SULZER Chemtech fornece soluções de processo nesta área desde 1940. Até à data, mais de 100.000 colunas operam com equipamentos da SULZER, em mais de 500 aplicações diferentes.
– Destilação contínua e em bateladas.
– Destilação de estágio único e multiestágio.
– Destilação extrativa.
– Destilação azeotrópica.
– Destilação com variação de pressão.
– Destilação reativa.
– Colunas de fracionamento.
O seu portfólio inclui uma linha exclusiva e completa de internos de coluna de última geração e de alto desempenho:
– Recheio estruturado (como as telas MellapakPlus™ e BXPlus™).
– Recheio aleatório.
– Pratos (convencionais, de alto desempenho e do tipo cartucho).
– Internos de coluna (como distribuidores e coletores).
– Eliminadores de névoa vapor-líquido e separadores de fase líquido-líquido (como os separadores de gotas KnitMesh™ e os pacotes de lâminas Mellachevron™).
As atividades de projeto são reforçadas por simulações computacionais e testes em plantas piloto. A SULZER Chemtech oferece um pacote de engenharia básica que inclui os principais equipamentos (corpos das colunas, elementos internos, permutadores de calor e decantadores) ou uma unidade completa montada em estrutura, incluindo frequentemente o controlo de processos e serviços de suporte pós-arranque.
A destilação reativa é a combinação da destilação e da reação química numa única unidade operacional. Esta tecnologia é de grande valor para reações limitadas pelo equilíbrio, como a esterificação. O nível de conversão é aumentado pela remoção contínua dos produtos da zona de reação através da destilação. De um modo geral, as unidades de destilação reativa apresentam:
– Menor número de colunas de destilação.
– Correntes de recirculação.
– Fluxo de reciclo reduzido ou inexistente.
– Utilização do calor da reação para transferência de massa.
– Maior eficiência na obtenção do produto.
– Baixo investimento de capital.
– Redução dos custos energéticos.